Compartilhe no Facebook

Psicomotricidade 2º Bimestre

  • PDF

Demos continuidade ao trabalho de Psicomotricidade, realizado no período do Integral de cada turma do Fundamental I A do nosso colégio.

Psicomotricidade é a ciência que estuda o indivíduo através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interior e exterior, podendo ser definida como a capacidade de determinar e coordenar mentalmente os movimentos corporais.

A educação psicomotora associa as potencialidades cognitivas, afetivas, sociais e motoras da criança, dando-lhe segurança, equilíbrio e permitindo o seu desenvolvimento, organizando corretamente as suas relações com os diferentes meios em que deve evoluir.

De acordo com nosso cronograma, apontado no relatório anterior, o segundo período teve como base a:

2a Unidade neurofuncional – PROCESSAR E ARMAZENAR: Esquema e Imagem corporal, estruturação espaço-temporal e Lateralização.

Esquema e Imagem Corporal: recepção, análise e armazenamento da informação, essencial  ao desenvolvimento da aprendizagem.

Estruturação Espacial-Temporal: organização e integração do envolvimento com o mundo exterior para a construção práxica, ou seja, reconhecimento, processamento, retenção e reprodução de estímulos espaciais e temporais.

Lateralidade: estabilidade e coerência da dominância motora e da captação sensorial preferencial, é a predominância motora de um dos lados do corpo.

Foi mantido o trabalho também a Relaxação, Técnica da Dra. Giselle Soubiran, que modula e ajusta o tônus para sensações e percepções corporais mais sutis.

É importante salientar que as habilidades desenvolvidas dentro das práticas psicomotoras exercem influências diretas na aprendizagem da criança. Muitos estudiosos consideram que a educação da psicomotricidade funciona como a base para o processo intelectivo.

 

Profª Renata Jacob

Psicomotricista

 
 
Você esta aqui Fatos e Fotos Mural 2018 Ensino Fundamental I A Psicomotricidade 2º Bimestre