Fundamental IA - Psicomotricidade no 1º Período

• PDF

Iniciamos o trabalho de Psicomotricidade que é realizado no período do Integral de cada turma do Fundamental I A do nosso colégio.

Esta prática é realizada semanalmente em espaços abertos (quadra), quando chove realizamos em salas devidamente preparadas para isto.

Psicomotricidade é a ciência que estuda o indivíduo através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interior e exterior, podendo ser definida como a capacidade de determinar e coordenar mentalmente os movimentos corporais.

A educação psicomotora é uma educação global que associa as potencialidades cognitivas, afetivas, sociais e motoras da criança, dando-lhe segurança, equilíbrio e permitindo o seu desenvolvimento, organizando corretamente as suas relações com os diferentes meios em que deve evoluir.

Este trabalho estimula áreas globais do desenvolvimento, conhecimento do próprio corpo e, em paralelo, estimula áreas cognitivas como atenção, concentração, memória e criatividade.

Em grupo, foram estimuladas atividades lúdicas e jogos a fim de conscientizar e desenvolver aptidões perceptivas para momentos que contribuem ao aprendizado escolar e o dia-a-dia dos alunos.

Baseado no estudo sobre o amadurecimento Neuropsicomotor de A. Luria, serão desenvolvidas ao longo do ano, atividades que visam estimular as áreas básicas da Psicomotricidade, no que se refere a:

1º Bimestre:  1a Unidade neurofuncional – ATENÇÃO E REGULAÇÃO: tonicidade e equilibração.

2º Bimestre: 2a Unidade neurofuncional – PROCESSAR E ARMAZENAR: Esquema e Imagem corporal, estruturação espaço-temporal e Lateralização.

3º Bimestre: 3a Unidade neurofuncional – PLANEJAR E EXECUTAR: Praxia global e Praxia fina.

4º Bimestre: Grafomotricidade.

Conforme podemos acompanhar pelo site do Colégio Paulicéia, as fotos mostram alguns exemplos das estimulações psicomotoras desenvolvidas nesse período.

Foi trabalhado também a Relaxação, Técnica da Dra. Giselle Soubiran, que modula e ajusta o tônus para sensações e percepções corporais mais sutis.

Os objetivos da estimulação da Tonicidade e Equilíbrio é auxiliar no controle tônico corporal, persistência, vigilância motora e constância de movimento. Diante disso, pode-se dizer também que o desenvolvimento de força e a aplicação da mesma nas variadas atividades são fundamentais e básicas para manutenção e sustentação da atenção e concentração.

Curtam as fotos!

Renata Jacob

Você esta aqui Fatos e Fotos Mural 2019 Ensino Fundamental I A Fundamental IA - Psicomotricidade no 1º Período