A importância da boa convivência

Mais que aprender coisas novas, a escola serve também como um local de convivência no qual, na maioria das vezes, passamos mais tempo que a nossa própria casa.

Por isso, é fundamental seguir algumas regras básicas para que o ambiente não fique tumultuado. Numa escola inclusiva como o Paulicéia isso é ainda mais importante. Só assim, todos terão a oportunidade de aproveitar ao máximo a experiência de aprendizado.

Pensando nisso, o blog do colégio traz algumas dicas de convivência que podem facilitar e muito o dia-a-dia na escola. Especialmente para os alunos novatos que chegaram agora.

Confira!

Conheça as regras

Parece óbvio, mas muitas vezes, o funcionamento básico da escola acaba não recebendo a devida dos alunos. Porém é importante entender que cada escola tem suas próprias regras e saber quais são é o primeiro passo para uma convivência harmoniosa. No Paulicéia, os professores e os demais funcionários são os que melhor podem orientar os alunos, especialmente os novatos. Na dúvida, converse com eles e fique por dentro do que é e o que não é permitido fazer enquanto estiver na escola.

Siga as orientações

Saber as regras é fundamental, mas segui-las é ainda mais importante. Não adianta nada saber que não pode conversar durante as aulas, mas ficar de bate-papo com os colegas durante a explicação da matéria. Somente seguindo as orientações você consegue aproveitar ao máximo o conteúdo e transforma seu período na escola em momentos agradáveis e produtivos.

Fique sentado

Independentemente do local em que você se sentar na classe, procure ficar sentado durante as aulas. Isso garante que você se concentre na matéria, auxilia no aprendizado e evita a dispersão do grupo. E claro: se precisar se levantar, peça autorização ao professor.

Seja pontual

A pontualidade é uma característica muito apreciada e poucos locais proporcionam tantas oportunidades de praticá-la quanto a escola. E não estamos falando apenas de chegar a tempo no colégio: é essencial saber corretamente os horários das aulas e estar presente a tempo antes delas começarem.

Levante a mão se quiser falar

Caso você tenha alguma dúvida sobre a matéria ou gostaria de falar alguma coisa pertinente ao que foi ensinado, levante a mão e espere pela autorização do professor. Essa é a melhor maneira de garantir a ordem da turma e evitar conversas paralelas que incomodam a todos. Mesmo assim, se não for um tema relacionado com a matéria, o melhor mesmo é esperar pelo intervalo.

Faça os exercícios no período determinado

Durante as aulas, se você receber um exercício para ser feito, utilize o tempo dado para isso. Conversar com os amigos, fazer piadas, sair da sala ou fazer outra atividade que não a indicada, além de atrapalhar seu aprendizado, contribui para perturbar o ambiente.

Fale com seus pais ou professores

Caso não esteja se adaptando às regras do Paulicéia por qualquer motivo, não use isso como desculpa para perturbar seus colegas durante as aulas. Converse com seus professores ou seus pais e explique o que está acontecendo. Eles podem avaliar corretamente a situação e discutir alternativas para que você mantenha o ritmo de estudos e não prejudique seu aprendizado ou o dos colegas.

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe seus comentários

1. Posting comment as a guest.
0 Characters
Anexos (0 / 3)