Educação Infantil: 3 Dicas para estimular a Educação Infantil na pandemia.

A educação à distância no atual momento da pandemia ainda é um desafio para muitas famílias.
Entre 0 e 5 anos, considera-se um período muito importante para a educação infantil. No Brasil o ingresso nas escolas é obrigatório a partir dos 4 anos de idade, sendo os anos anteriores facultativos.
Ao mesmo tempo que precisamos garantir a educação nessa idade crucial na formação de nossas crianças, também precisamos adaptar o nosso ambiente dentro de casa para que isso se torne possível.
Sabendo que, cada ambiente promove suas possibilidades, reunimos aqui algumas dicas para que nossos baixinhos continuem sendo estimulados a aprender.

Conexão, para pais e educadores

  • Contando que o acesso à internet é algo possível neste ambiente, pode-se fazer uso de aulas remotasutilizando ferramentas de transmissão, ou, gravando videoaulas para serem enviadas posteriormente.
  • Utilizar de músicas educativas, imagens, fantoches e historinhas, são meios de conectar a criança ao aprendizado, além de estimular a criatividade, o que é fundamental.
  • Como educador, é muito importante compreender o ambiente da casa da criança, para que a realização das atividades seja possível. Conversar com os pais ou guardiões da criança é uma maneira de facilitar esta adaptação.

Estimular a criatividade
Como já citamos acima, o estímulo da criatividade nessa idade, fortalece muito o desempenho dos nossos baixinhos e cria uma conexão positiva com a aprendizagem. Apesar de acostumados com os recursos online, o estímulo da criatividade pode ser, também, uma ferramenta offline.

  • Contar historinhas,se possível, reunir a família numa rodinha, torna a experiência da criança mais divertida. Seu pet também pode participar, os pequenos irão amar!
  • Cantar músicas infantisque estimulam o contato com números, por exemplo.
  • Estimule a criança a desenhar, rabiscaro que ela aprendeu, ou simplesmente para se expressar.

    Estimule as perguntas!

Quando estimulamos que a criança faça perguntas, também estamos a ajudando a pensar de forma independente, além de transmitirmos conhecimento e estimular diálogos.

E mais que isso, é importante lembrarmos que é importante sermos tão flexíveis quanto suas mentes, respeitando o ritmo de aprendizagem de cada um.

Fontes:
https://www.somoseducacao.com.br/desafios-da-educacao-infantil-em-periodo-de-pandemia/
https://escoladainteligencia.com.br/4-ideias-para-estimular-a-criatividade-das-criancas/

Link da imagem: https://br.freepik.com/fotos-gratis/vista-lateral-da-menina-sorridente-durante-a-escola-online-com-tablet-e-fones-de-ouvido_12228755.htm

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe seus comentários

  1. Posting comment as a guest.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Share Your Location