Como aplicamos a psicologia positiva à comunicação não-violenta no Colégio Paulicéia

por Colégio Paulicéia

Aqui no Colégio Paulicéia, buscamos aliar a psicologia às bases curriculares essenciais a fim de estruturar nossa metodologia de ensino e a abordagem com os alunos. Para isso, utilizamos dois princípios: a Psicologia Positiva e a Comunicação Não Violenta.

Essas duas estratégias são extremamente importantes para a formação de cidadãos conscientes e pessoas emocionalmente preparadas para viver em sociedade. Para entendermos melhor como essas teorias se alinham, vamos falar um pouco mais sobre elas.

A Comunicação Não Violenta é uma abordagem que permite que o indivíduo se relacione de uma maneira mais autêntica e “desarmada”; ela permite que as pessoas criem conexões com as outras sem utilizar gatilhos de ataque ou defesa. Para muitos isso é desafiador, mas essa técnica permite que o aluno exponha o que está dentro dele e reaja de maneira pacífica. Para isso, ensinamos técnicas para resolução de conflitos.

O processo ocorre por meio da empatia, uma ferramenta poderosa que nos ajuda a nos colocar no lugar do outro, gerando compreensão. Quase sempre perdemos tempo discutindo as ações e esquecemos que cada indivíduo é único e tem suas particularidades, por isso é importante avaliar as necessidades individuais. E são, justamente, essas necessidades individuais que são comuns em todos nós e que nos conectam.

É nesse contexto que entra a psicologia positiva, ajudando o indivíduo a encontrar suas necessidades e focar no lado positivo dessas questões. Essa teoria busca entender os aspectos positivos das emoções e comportamentos humanos, a fim de fortalecer as questões na mente e reforçar ideias que encorajem e enalteçam os alunos.

Assim como os pensamentos negativos podem ser aprendidos, os pensamentos positivos e otimistas também. Quanto mais positivo pensamos, mais fortalecemos emoções como felicidade e alegria, estimulando o prazer por tarefas simples. Fortalecer os comportamentos pacíficos e estimular os pensamentos positivos cria mais indivíduos satisfeitos e felizes em seu dia a dia.

Acreditamos que a inteligência emocional é extremamente importante na formação de nossos alunos e por isso, buscamos sempre enaltecer as habilidades individuais de cada um, fortalecendo essa ideia. Com isso, formamos pessoas mais felizes e preparadas para lidarem com as adversidades do dia a dia.

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe seus comentários

1. Posting comment as a guest.
0 Characters
Anexos (0 / 3)