Desafios de estudar para o Vestibular em tempos de pandemia

por Karina Chaves

O EAD tem sido o único recurso para os vestibulandos durante a quarentena

O ano de 2020 trouxe um contratempo para os estudantes que se preparam para prestar vestibular. Devido à necessidade de isolamento social, as escolas suspenderam as aulas presenciais e desde então, têm se adaptado às formas de ensino a distância para reduzir ao máximo as perdas de rendimento e queda de aprendizado.

Para muitos jovens, o período que antecede o vestibular causa muita ansiedade e preocupação e agora, com o coronavírus e o fechamento das unidades de ensino, estes sentimentos estão ainda mais fortes. Muitas plataformas e sistemas foram aprimoradas nesse período, para atender aos diversos tipos de necessidade apresentadas pelos alunos, mas não há como negar que estudar a distância necessita, acima de tudo, de disciplina e organização.

E isso nem sempre é tão fácil, pois em casa, precisamos seguir os mesmos cronogramas e horários: assistir aula, tirar dúvidas, fazer exercícios e estudar. É importante para os estudantes obedecer a rotina, manter as metas de estudo, seguindo o planejamento anual da escola. As aulas ministradas em plataformas on-line, serão as formas mais eficientes se organizar intervalos semelhantes aos da escola entre as aulas. Manter os estudos em dia e a boa utilização das ferramentas, como chats e fóruns, serão as fontes de contato direto com os professores, para a solução de dúvidas.

Ter um ambiente adequado para assistir as aulas e estudar também é um desafio para os estudantes. É fundamental para um bom aprendizado que o local para os estudos seja calmo e confortável. Então, é bom seguir algumas dicas, como deixar todos os materiais necessários organizados, não deixar nada tirar a atenção nesse momento, como o som do celular ou TV e sempre utilizar fone de ouvido para ouvir as aulas.

Tentar manter em casa o estudo durante o mesmo horário em que estaria na escola é mais uma indicação, além de conhecer em qual intervalo do dia que o rendimento para o estudo é melhor – o que varia conforme cada pessoa. Se o foco e o desempenho são melhores à noite ou pela manhã, é bom que o estudante respeite seu próprio ritmo.

Existem muitas maneiras de você manter os estudos em dia além das aulas a distância: lives, cursos online, muita leitura e até as redes sociais, que se tornaram grandes aliadas nesse momento de quarentena. A questão é que mesmo que tenha todas essas ferramentas ao seu alcance, se você não estabelecer uma rotina eficiente e compatível com as suas limitações, a desmotivação pode tomar espaço, a preguiça pode aparecer e procrastinação irá ditar seu ritmo de estudos.

Para dar uma força nos seus estudos, vamos dar mais algumas dicas para criar um bom cronograma e se preparar para o vestibular:

Saiba priorizar as matérias

Durante a criação do cronograma, vale separar as matérias por dia. Comece pelas quais tem mais facilidade e organize-as para que elas sejam intercaladas com uma de maior dificuldade.

Leia as obras literárias

Por estar mais tempo em casa, aproveite para ler os livros exigidos nos vestibulares de fim de ano. Também é interessante fazer resumos, resenhas e mapas mentais.

Horários

Analise quais são os melhores horários para estudar. Isso varia de acordo com a preferência de cada um, mas é importante, por exemplo, optar por períodos mais silenciosos e tranquilos.

Seleção dos conteúdos

A prova do Enem é composta por redação e perguntas objetivas divididas em quatro áreas. É importante analisar com atenção os conteúdos mais recorrentes do Enem e observar os principais pontos de cada assunto. Isso pode ajudar a não levar muito tempo em apenas um conteúdo.

Descanse

Não basta fazer intervalos durante o estudo se dormir pouco. Para se recuperar, procure dormir entre 6 e 8 horas por noite.

Fonte:

Imagem: https://pixabay.com/pt/

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe seus comentários

1. Posting comment as a guest.
0 Characters
Anexos (0 / 3)