Programas de Inclusão

Nossa escola trabalha com metodologia própria, criteriosamente desenvolvida para promover o atendimento de crianças e jovens que apresentam dificuldades de desenvolvimento e aprendizagem por causas diversas.

Essa metodologia denomina-se Inclusão Monitorada, que oportuniza ao educando a possibilidade de participar de programas adequados às suas necessidades, respeitando seu ritmo e buscando a superação gradual das dificuldades. Utilizamos estratégias pedagógico-educacionais pensadas por nossos especialistas de área com o objetivo de compor um currículo funcional.

Nossa estrutura escolar é organizada com pelo menos duas classes de cada ano, uma delas com menor número de alunos, onde professores mediadores experientes, treinados em Análise do Comportamento Aplicada (ABA), desenvolvem currículos adaptados que aproximam os objetivos do ano escolar às reais possibilidades do educando. A equipe reciclada continuamente, engajada afetivamente,  faz a diferença.

Ao chegar à escola, o educando passa por uma avaliação que visa compreender como esse aluno aprende. É muito importante identificar os aspectos preservados que serão “molas propulsoras” a seu desenvolvimento. Trabalhamos com a idéia de que existem muitas formas de sermos “inteligentes”, cabendo ao educador a tarefa de descobrir e incentivar o desenvolvimento dos diferentes talentos.

Para alunos do período da tarde desse segmento, a programação envolve um dia de período integral semanal, onde são desenvolvidas atividades relacionadas à Psicopedagogia, Terapia Ocupacional, Psicomotricidade e programas pedagógicos diversos. O currículo é personalizado e organizado seguindo os princípios da analise do comportamento aplicada.

Do 6º Ano ao Ensino Médio as aulas acontecem no período da manhã. No contraturno os alunos participam de programas desenvolvidos pela Clyma Assessoria em Educação Inclusiva nas áreas de ACC- Acompanhamento Cognitivo Comportamental, psicopedagogia e musicalização.

A Equipe de especialistas da Clyma Assessoria em Educação Inclusiva composta de Psicólogos, Psicopedagogos, Fonoaudiólogos Escolares e Terapeutas Ocupacionais nos orientam na busca de novas alternativas para promover o desenvolvimento das habilidades escolares.

Os professores são assessorados no desenvolvimento de vários programas dos quais destacamos a ESTIMULAÇÃO COGNITIVA, onde desenvolvemos atividades que objetivam a melhora de habilidades como: MEMÓRIA, ATENÇÃO E RACIOCÍNIO.

A Inclusão Monitorada ocorre na escola como um todo, inclusive nas classes com maior número de alunos, com programas sistemáticos de mediação pedagógica e comportamental. Dessa forma os alunos farão sua vida escolar da Educação Infantil ao Ensino Médio, reconhecida pelos órgãos oficiais, mas adequada às suas reais necessidades.