Reunião bimestral promove mais uma edição da "Escola de Pais"

Nesta semana encerramos mais um circuito de reuniões bimestrais, um importante instrumento de aproximação entre as famílias dos alunos e a escola.

Esses encontros são fundamentais para que os pais compartilhem as dificuldades e desafios com os professores e se desenvolvam também como educadores dos filhos.

Em nosso colégio falamos com os pais sobre o desenvolvimento, comportamento e participação dos alunos, e além disso, temos uma particularidade para as turmas de ensino infantil e fundamental I e II que é chamada de “Escola de Pais”, um programa desenvolvido especialmente para as reuniões de pais e tem o objetivo de orientar as famílias sobre temas delicados e necessários para auxiliar no desenvolvimento dos alunos. Nesse programa, já foram tratados temas como: a importância do brincar e a sexualidade.

Neste bimestre, foi trabalhado o tema “violências” nas formas, doméstica, entre os jovens e contra o próprio individuo. Nossa diretora, Carmen Lydia, mostrou às famílias a importância da prevenção dentro de casa e na escola.

Acreditamos que a família como primeira instituição social formadora da criança, também é responsável por promover o convívio social, por isso, é importante que as famílias e a escola caminhem juntas, com um mesmo propósito, buscando se adaptar às mudanças da sociedade a fim de formar adultos conscientes.

Esses encontros compartilham interesses, preocupações e informações, que além de beneficiar o próprio aluno, promovem orientações didáticas aos pais e segurança aos professores, uma vez que podem compreender melhor a realidade em que vive o aluno, gerando grande empatia educativa. Por isso tudo, é muito importante a participação de todos os pais.