ALTERNATIVO I - VISITA AO ATELIÊ TAMBORES BENEDITO

Categoria Pai: Mural 2010
No dia 04/05/10 os alunos do Alternativo I foram visitar um ateliê de percussão “Tambores Zé Benedito” no bairro de Pinheiros.
Saíram do colégio por volta das 9:00hs acompanhados da Prô Valquiria, Vanice e da T.O. Nilcelli.
No ateliê se faz a confecção, amarração  e restauração de instrumentos de percussão, além de ser também um espaço aberto para aulas e atividades relacionadas ao assunto.
Os instrumentos estudados e confeccionados são de diferentes ritmos, alguns já existentes no Brasil, outros são de origem africana.
Nossos alunos saíram para esta visita com o objetivo de estudar o Afoxé e também para aprender a confeccioná-lo nas oficinas que realizam no dia do Integral às 2ªs feiras.
Ao chegarem ao local foram recebidos com muito carinho pelo Sr. José Luiz, que é o criador do espaço e percussionista.
Este nos mostrou todo o local e nos apresentou vários instrumentos de percussão dentre eles:
•    Kora  (é um instrumento africano feito de cabaça e pele animal);
•    Afoxé;
•    Djembê (que emite som grave, médio e agudo)
•    Atabaque profissional com afinação;
•    Balafon (do Senegal) fabricado com madeira especial vinda da África e na parte de baixo são várias cabaças, emite um som muito bonito e diferente;
•    Karrom instrumento de origem peruana, fabricados inicialmente com caixote de feira.
Todos gostaram muito do passeio, o João arriscou alguns passos de capoeira e tocou Berimbau.
Após a visita a todos os espaços, os alunos puderam escolher um broche em formato de um instrumento musical.
Nosso objetivo foi alcançado, os alunos perceberam a importância destes instrumentos e que, com atenção, com certeza conseguirão desenvolvê-los aqui na escola em suas oficinas, com ajuda de todas as Prôs que os acompanharam.
Mamães, curtam as fotos e nos aguardem, logo logo estaremos com nossos instrumentos prontos.
A Coordenação